No centro do fenômeno chamado de “O Brilho” há um farol, e é para lá que Lena (Natalie Portman) está a caminho, em busca de algo que traga uma luz para suas dúvidas. Ao partir em uma jornada em busca de conhecimento, é seguro especular que transformações acontecerão em Aniquilação.
A ex-militar e atual professora universitária se junta ao grupo de outras quatro especialistas em uma missão secreta do governo. “Somente mulheres”, observa. “Cientistas”, complementa Josie (Tessa Thompson), sua colega. O objetivo é entrar na área do Brilho e tentar descobrir o que é essa espécie de barreira luminosa que está tomando parte de um território no litoral dos Estados Unidos.
Outras expedições já tentaram a mesma façanha sem sucesso, sendo que o único a já ter retornado de lá foi Kane (Oscar Isaac), o marido de Lena – e ele não voltou nada bem. Ou seja, essa é uma empreitada de natureza bastante suicida. Somos então levados a refletir, seja pelo ponto de vista biológico ou pelo psicológico, sobre o lado autodestrutivo do ser humano, explicado como um impulso. “Quase nenhum de nós comete suicídio, e quase todos nos autodestruímos”, diz a Dra. Ventress (Jennifer Jason Leigh), líder do grupo. “Nós bebemos ou fumamos. Desestabilizamos um bom trabalho. Ou um casamento feliz.”
Mas nem tudo é aniquilação nessa trama, parecendo haver nela também um lado conciliador e até renovador. De fato, apesar de se expandir mais ou menos como um câncer, o tal fenômeno não está necessariamente destruindo o ambiente em seu interior, mas sim o modificando. Eis aí uma visão mais otimista, que espelha ideias apresentadas no início do filme. Na ocasião, Lena – curiosamente falando a respeito de tumores – comenta sobre como todas as células vivas teriam sido criadas a partir de uma única previamente existente. Assim, é como se todos os seres – “micróbio, folha de grama, animal marinho, animal terrestre e humano” – compartilhassem de uma mesma matéria, tivessem algo em comum.
Escrito e dirigido por Alex Garland (Ex Machina), Aniquilação é baseado no primeiro livro de uma trilogia de Jeff VanderMeer. O longa traz uma série de pistas sobre o que pode estar acontecendo – uma tatuagem aqui, a arquitetura de uma casa acolá – e culmina em um intrigante estranhamento.
Aniquilação (Annihilation)
Direção: Alex Garland.
Elenco: Natalie Portman, Jennifer Jason Leigh, Gina Rodriguez, Tessa Thompson, Tuva Novotny, Oscar Isaac.

